18 de Dezembro de 2017
19º/35º
NOTÍCIAS » BRASIL

Termina hoje prazo para tirar 2ª via do título de eleitor

Documento não é obrigatório, mas é importante pois informa local de votação. No dia 7 de outubro, eleitor pode votar munido apenas de documento com foto

O eleitor que perdeu seu título tem até o final da tarde desta quinta-feira para pedir a segunda via do documento. Para solicitar o título, o interessado deve comparecer no seu cartório eleitoral com a carteira de identidade e uma cópia dela. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, o cidadão que perdeu o título só poderá pedir um novo na cidade onde vota. O horário de fechamento dos cartórios eleitorais varia. Em Paraguaçu, o cartório fecha às 19 horas.

Apesar de não ser obrigatória a apresentação do título para o voto, o documento é importante para que o eleitor saiba qual é a sua seção eleitoral e o local de votação. Quem não puder comparecer à sua seção para votar e tiver que justificar a ausência necessita do número do título para preenchimento do formulário de justificativa. Na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet, (www.tse.jus.br) o eleitor pode consultar seu local de votação e o número do título de eleitor. Basta acessar a aba "Eleitor" e escolher a opção "Título e local de votação".

O primeiro turno das eleições municipais ocorre no dia 7 de outubro, e o segundo turno, nas cidades onde houver, em 28 de outubro. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quase 140 milhões de eleitores estão aptos a votar nessas eleições. As informações são da Agência Brasil.

Para votar, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial com foto. Pode ser a carteira de identidade, a de Trabalho, a CNH, passaporte ou outro documento oficial equivalente, inclusive, a carteira de categoria profissional. Certidões de nascimento ou casamento não serão aceitas.

veja.com.br
+ VEJA TAMBÉM